Thursday 22 November 2007

Livros

"The man who does not read
good books has no advantage over
the man who cannot read them."
– Mark Twain
Ao sabor do tempo vou construindo dentro de mim uma grande e diversificada colecção de livros.
Livros novos, livros velhos, coloridos, garridos, desbotados, com letras, sem palavras, de histórias, que ensinam, para rir, para sonhar, para divagar, aparvalhar, inspirar, livros que fazem chorar, livros que nos fazem acreditar, livros para abraçar, que fazem sono, que dão pica, que me distraem, que me chateiam... livros. Vidas. Livros.
Cada um deles tem o seu significado e com cada um lidei daquela que me pareceu a melhor forma.
Muitos li com entusiasmo, rapidamente, gostei e tiveram o seu valor. Arrumei na prateleira mais alta e não precisam de ser lidos outra vez.
Alguns comecei a ler e não acabei. Fechei-os sem marcador e guardei longe do alcance da mão.
Outros que li e leio sempre. Guardo-os no coração e na prateleira ao alcance da minha mão para reler sempre que é necessário.
Outros ficam abertos nalgum capítulo que gosto, talvez à espera da força para virar a página e continuar a aventura. Por vezes canso-me, fecho o livro. Mas ponho um marcador... e guardo-os ao alcance da mão e do coração.

3 comments:

Shamrock said...

Tu e eu... são muito mais os livros que nunca acabei do que os outros.

A diferença é que eu deixo o marcador... mas normalmente volto ao inicio, que a memória é curta.

Beijos

V. said...

Curta ou fraca? :P

Shamrock said...

tem dias...